MDR vistoria locais onde serão instalados sistemas de abastecimento de água no Rio Grande do Norte

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vistoriou, nos dias 18 e 19 de outubro, os locais onde estão sendo instalados sistemas de abastecimento de água em seis cidades do Rio Grande do Norte. João Câmara, Senador Elói de Souza, Santa Cruz, Galinhos, Brejinhos e Pau dos Ferros foram contemplados pela Fase II do Programa Água Doce, que prevê a implantação de 60 sistemas de dessalinização em todo o estado. Cada sistema recebeu R$ 300 mil em investimentos federais.

Em João Câmara, 2,4 mil moradores da comunidade Amarelão vão ser beneficiados com o sistema, cujas obras já foram iniciadas. Já em Senador Elói de Souza, 300 pessoas da comunidade de Lagoa da Carnaúba serão atendidas. As obras civis no local estão em fase de conclusão.

Na comunidade de Araraú, em Santa Cruz, e na comunidade do Perímetro Irrigado de Pau dos Ferros, as obras do sistema foram concluídas e estão sendo instalados os equipamentos do dessalinizador.

Na cidade de Brejinho, o sistema de abastecimento de água entrou em operação em junho deste ano e atende 250 pessoas da Comunidade Barbaço.

Em Galinhos, dois sistemas serão construídos. Um de pequeno de porte, como nas demais cidades, ficará na comunidade do Assentamento Pirangi, na área rural da cidade. No total, 670 pessoas serão beneficiadas com a implantação do equipamento.

Também em Galinhos, na sede do município, será construído um sistema de abastecimento de grande porte, que terá como fonte a água do mar e atenderá cerca de 2,9 mil pessoas, inclusive com rede de distribuição da água. O equipamento recebeu R$ 6,4 milhões em investimentos federais.

“Lá, será implantado um sistema de dessalinização que vai usar a água do mar para levar desenvolvimento para o município, que hoje não tem acesso a água de qualidade, pois é muito salobra”, afirma o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do MDR, Wilson Melo. “Com o sistema a ser implantado, daremos condições para o município desenvolver o turismo e garantir saúde para a população”, enfatiza.

Programa Água Doce

Esses sistemas de abastecimento de água fazem parte do Programa Água Doce, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, levando em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas do semiárido brasileiro. Até o momento, 914 sistemas de dessalinização estão em operação.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *