O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participou, nesta sexta-feira (19), na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, da 20ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, feira que contempla a agricultura familiar e promove a discussão de iniciativas públicas para o desenvolvimento rural.
No evento, a secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo, apresentou o Programa Rotas de Integração Nacional, que busca promover investimentos e capacitação em cadeias produtivas consideradas estratégicas. Em parceria com a UFG, a Pasta tem investido no fomento de dois polos da Rota da Fruticultura no estado de Goiás, localizados no Vale do São Patrício e na Região Metropolitana de Goiânia.
“Investimos em projetos de agregação de valor e capacitação de produtores de frutas, como abacaxi, goiaba e jabuticaba, e também com a fabricação de doces, geleias e sucos”, conta Adriana. “Estamos inaugurando um novo ciclo, que estão previstas a integração e a ampliação do projeto, com implantação de uma agroindústria e a criação de canais de comercialização”, ressaltou.
Rotas de Integração Nacional
As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Buscam promover a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.
Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Ao todo, são 64 polos espalhados por 1.249 municípios em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Agro Centro-Oeste
A 20ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar está sendo realizada entre os dias 17 e 20 de maio. O evento tem se consolidado como um espaço para que o agricultor familiar apresente sua produção e participe da discussão pública, a partir de ações e temas priorizados pelos agricultores. O encontro conta também com empresas, gestores públicos e sociedade civil organizada. Este ano, a feira terá 115 expositores, o maior número de bancas da história do evento. Do total, 20 são de assentados da reforma agrária e 12 de quilombolas.
Fonte: Brasil 61