Monitor do PIB-FGV aponta que janeiro de 2023 ficou estagnado na atividade econômica

Janeiro de 2023 ficou estagnado na atividade econômica quando comparado a dezembro de 2022, na série com ajuste sazonal. É o que apresenta o Monitor do PIB-FGV, relatório que descreve os principais resultados da agropecuária, indústria e serviços. Na comparação interanual, o crescimento da economia em janeiro foi de 4,1%. Na análise trimestral, a economia cresceu mais de 2% no trimestre móvel findo em janeiro. A coordenadora da pesqu

isa, economista Juliana Trece, explica que desde o ano passado, mais de 80% do crescimento no país estava relacionado ao setor de serviços, mas já vinha de um cenário com alta dos juros. Porém, 2023 começou com baixo desempenho no setor de serviços e, dessa maneira, já era esperado uma desaceleração na atividade econômica.

A coordenadora destaca que 2023 será um ano de grandes desafios no setor. “A expectativa é de crescimento, mas num número menor do que a gente teve no ano passado. Ano passado a gente tinha vários setores de serviços, várias atividades, colaborando: o comércio, o transporte. Esse ano está na agropecuária e focado na agricultura. A expectativa de safra realmente é muito boa, mas qualquer problema com chuva, de colheita, pode acabar atrapalhando esse desempenho. Isso eu acho que é uma fragilidade”.

A taxa de investimento em janeiro foi de 15,4%. A estimativa do relatório é que o PIB de janeiro de 2023 tenha sido de R$897 bilhões 564 milhões de reais. 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *