MUDANÇA CLIMÁTICA: Cooperação criará plataforma virtual para agenda de adaptação

Acordo de cooperação técnica assinado nesta quinta-feira prevê o desenvolvimento de uma plataforma virtual para a agenda de adaptação à mudança do clima (Foto: MDR)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), assinou, nesta quinta-feira (30), um acordo de cooperação técnica com a Microsoft para o desenvolvimento de uma platafo

rma virtual para a agenda de adaptação à mudança do clima. A ferramenta será composta por um mapa interativo e um PowerBI.

“A plataforma será importante para oferecer a possibilidade de planejarmos e desenvolvermos ações pautadas em informações que consideram o contexto atual de mudanças do clima, especialmente com a indicação das áreas de maior vulnerabilidade, contribuindo para a gestão e redução do risco climático no País, de forma a aproveitar as oportunidades emergentes e evitar perdas e danos. Também vai auxiliar a cumprirmos nossas diretrizes dentro do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima”, destaca o secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Fernando Diniz.

O MDR irá fornecer à Microsoft as informações e indicadores necessários para subsidiar a construção da plataforma, que será aberta ao público. Todos os dados a serem utilizados, como de sensibilidade ambiental, ocorrência de eventos climáticos intensos e de capacidade de resposta de desastres, são de domínio público.

Um plano de trabalho para a implementação do mapa interativo e do PowerBI será elaborado em até 60 dias a partir da publicação do acordo de cooperação técnica no Diário Oficial da União (DOU), que está prevista para esta sexta-feira (1).

“Na Microsoft acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta fundamental para endereçar temas que são relevantes para a sociedade e o planeta. Este acordo de cooperação com o MDR é um ótimo exemplo de como podemos utilizar a inteligência de dados e a tecnologia para apoiar na tomada de decisões e colaborar para a redução de riscos climáticos no Brasil”, afirma o diretor de tecnologia da Microsoft Brasil, Ronan Damasco.

Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) foi instituído em 2016 com o objetivo de promover a redução da vulnerabilidade nacional às alterações climáticas e realizar uma gestão do risco associada a esses fenômenos. O documento foi construído pelo Governo Federal, em colaboração com a sociedade civil, setor privado e governos estaduais.

O MDR é responsável por cinco eixos integrantes do Plano: cidades – iluminação pública, cidades inteligentes, habitação e desenvolvimento regional; gestão de riscos e desastres naturais e prevenção; infraestrutura – mobilidade urbana; recursos hídricos – segurança hídrica e combate à desertificação; e agricultura – irrigação e Rotas de Integração Nacional.

A ferramenta também vai contribuir para o cumprimento do papel do MDR na implementação da Política Nacional de Mudança do Clima.

Fonte: MDR

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *