Na hidrelétrica Itaipu, Governo Federal debate ações sobre segurança hídrica

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participaram, nesta sexta-feira (29), de uma visita técnica a Usina Hidrelétrica Itaipu, em Foz do Iguaçú, no Paraná. O encontro teve como objetivos a troca de experiências e a identificação de possíveis parcerias ou cooperação entre as instituições na área de segurança hídrica.

Entre os temas debatidos estiveram a segurança de barragens e o Projeto de Integração do Rio São Francisco. “Itaipu impulsiona o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai, além de reforçar o quesito geração de energia com qualidade.
Tivemos a oportunidade de conhecer a operação, o monitoramento da barragem e as técnicas que eles estão utilizando na gestão da usina. Pudemos acompanhar geração acontecendo em tempo real, além da distribuição de energia para o Brasil e para o Paraguai. Foi uma visita muito valiosa”, destacou o diretor do Departamento de Obras Hídricas e apoio a estudos sobre segurança hídrica, Francisco Igor Nunes.

Conheça medidas de autoproteção em casos de baixa umidade do ar

Mais R$ 12 milhões liberados para ações de defesa civil em municípios afetados por chuvas e seca

Parque Tecnológico Itaipu (PTI)

Na quinta-feira (28), a equipe do MDR, liderada pelo secretário Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Sergio Costa, fez uma visita técnica ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Na ocasião, o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido Alves, destacou a importância da troca de experiências na visita. “As discussões técnicas sobre a possibilidade de aplicar os resultados e competências do Parque Tecnológico Itaipu, no Programa de Integração do São Francisco, mostram muita sinergia entre as instituições”.

O Parque Tecnológico Itaipu exerce atividades relacionadas ao desenvolvendo de ciência, tecnologia, inovação e negócios. Essas características, conta Costa, motivaram a ida da equipe do MDR ao local em busca do aperfeiçoamento de políticas públicas na área hídrica.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.