O que é miocardite e quais são os sintomas?

Hoje em dia tem se falado muito em miocardite. Você já teve ou conhece alguém que teve? Sabe o que é e quais são os sintomas e os riscos nesse caso? Neste episódio o Dr. Bruno Mioto dá mais dtalhes sobre o assunto.

A miocardite aparece mais frequentemente após infecções. Pode ser uma complicação dos quadros mais comuns de gripe até de infecções relacionadas ao coração, como febre reumática e doença de Chagas.

Os vírus são os microrganismos mais envolvidos nos quadros desta doença, destacando-se entre eles os enterovírus e mais recentemente o perigoso COVID-19. Além das causas infecciosas, que são as mais comuns, a miocardite também pode ocorrer por doenças autoimunes em que o nosso sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa, passa a atacar o próprio corpo. 

O sintoma mais comum é dor no peito e em alguns casos pode ocorrer febre. Raramente, apenas em casos severos, pode ocorrer arritmia no coração, falta de ar, inchaço nas pernas e, na pior da hipóteses, a morte.

O diagnóstico depende do conjunto de sintomas, do exame físico com a ausculta cardíaca que pode revelar arritmias ou sopros no coração e da avaliação detalhada da história do indivíduo. 

De qualquer forma, a confirmação depende da realização de alguns exames laboratoriais e do eletrocardiograma. Exames de imagem do coração, como o ecocardiograma, a ressonância nuclear magnética e a cintilografia, também podem ser usados para avaliar a forma e o funcionamento do órgão.

E qual é o tratamento nesse caso?

O objetivo do tratamento é atenuar os sintomas, eliminar a inflamação e tratar os danos causados à função do coração, quando presentes. 

O que você pode fazer para diminuir o seu risco de ter Miocardite?

Medidas simples: durma bem, boa alimentação, evite uso exagerado de antibióticos, antiparasitários e antifúngicos e sempre que possível avaliação médica regular e é claro, se tiver os sintomas que foram apresentados, não deixe de procurar um médico, de preferência um cardiologista. 

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda. 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *