O que é retocolite ulcerativa? Quais os sintomas e o tratamento?

Você conhece alguém que está com diarreia há bastante tempo? Já ouviu falar de retocolite ulcerativa? Neste episódio, o Cirurgião do Aparelho Digestivo, o dr. Arceu Scanavini, explica sobre a retocolite ulcerativa.

A retocolite ulcerativa é um problema mais comum do que se imagina. Trata-se de uma inflamação crônica do intestino grosso, conhecido como cólon. Geralmente, tem início entre 15 a 18 anos, embora possa também manifestar-se após os 60 anos.

Sintomas

Os sintomas variam conforme a gravidade, mas os principais incluem:

  • Aumento na frequência das evacuações, com até 10 a 15 vezes ao dia, inclusive à noite;
  • Presença de sangue nas fezes;
  • Muco nas fezes, similar a catarro ou pus;
  • Febre;
  • Perda de peso não relacionada a dieta;
  • Dor abdominal;
  • Cólicas intestinais.

Em casos mais sérios, a pessoa pode desenvolver anemia, desidratação e dor nas articulações. É muito importante prestar atenção nos sintomas e também na duração deles, que geralmente possuem uma duração de meses e é comum que os sintomas fiquem indo e voltando.

Diagnóstico

O diagnóstico envolve avaliação da história clínica, exames de sangue, fezes e colonoscopia, sendo ele o exame mais importante, que é a introdução de uma câmera através do anus para visualizar o intestino, para avaliar as áreas inflamadas, assim é possível realizar um diagnóstico mais preciso. Outros exames como radiografia de abdomen e tomografia também podem ser solicitados, principalmente nos casos graves.

Tratamento

Apesar de não haver cura definitiva para a retocolite ulcerativa, o tratamento adequado pode aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Medicamentos podem ser utilizados para controlar a doença de modo muito efetivo, especialmente em casos leves e moderados, que felizmente são a grande maioria.O tratamento se baseia no uso de medicamentos pois eles controlam a inflamação do intestino grosso.

Nos casos mais graves, quando o tratamento com os medicamentos não está apresentando o resultado esperado, pode ser indicado o tratamento cirúrgico, que inclui a retirada da parte afetada do intestino ou até mesmo de todo o intestino grosso.

O que causa a retocolite?

A medicina ainda não se sabe o que exatamente causa a retocolite, mas vale ressaltar que o uso de antibióticos aumenta o risco de aparecimento dessa doença 

Se você apresentar alguns dos sintomas citados acima, procure o médico para uma melhor avaliação.

Para mais informações, assista o vídeo no canal Doutor Ajuda no Youtube.
https://www.youtube.com/embed/noLWyZF4RMY

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *