O SURGIMENTO DA POLÍCIA MILITAR EM MINAS GERAIS

Sob os auspícios do Priorado dos Inconfidentes e de autoria de seu Grão Prior, Comendador Gladstone Lopes, foi lançado o livro Códice 21, em Cachoeira do Campo/Ouro Preto-MG. O evento se realizou à tarde do último 7, sábado, na Casa de Cultura de Cachoeira do Campo, contando com participação de familiares do autor, amigos e a Sociedade Musical União Social – SOMUS, sob a regência do maestro Adson.

O livro, em lançamento, trata de apresentar ao leitor, as primeras movimentações militares em Minas Gerais, conforme enunciado na introdução da obra:

“Em Minas Portugal investiu seus melhores soldados de cavalaria. Os dragões tinham uma missão: garantir a arrecadação dos tributos, reprimir o contrabando de ouro e pedras preciosas, patrulhar estradas, caminhos e rios, combater a violência. Com o dístico “Cadere aut Cadi” que em tradução livre que seria “curve-se ou apanharás”, ou “ceda ou apanharás” marchavam pelas estradas de Minas Gerais os temidos Dragões  Reaes das Minas. No ano de 2023 durante as comemorações dos 248 anos da Polícia Militar do Estado de Minas Geraisfoi ofertado ao Comandante Geral Sr. Coronel PMMG, Rodrigo Piassi, cópia de uma pesquisa realizada por Priorado dos Inconfidentes que, após anos de pesquisas, encontraram material histórico sobre a bandeira dos Dragões das Minas. Já fizemos uma réplica desta bandeira histórica, a primeira bandeira militar utilizada em Minas Gerais; então podemos dizer que após 303 anos tomou ela  tremular pelas montanhas de Minas!”

“Participaram das pesquisas o seguintes membroso do Priorado dos Inconfidentes; estes que tive o prazer de ladear nesta  e em tantas outras ainda em curso.

Comendador Gladstone Lopes, Grão Prior;

Comendador da Mantiqueira  NelmarNepomuceno, Chaceler;

Comendador de Cachoeira do Campo, Erbenito Souza Santos, 1º Sgto PMMG;

Mestre de Campo, Flávio Augusto – coronel veterano PMMG;

Mestre de Campo, Juliano Ozga –  Região dos Inconfidentes.”

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em Diversos, notícias, notícias locais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *