Onça parda estava a descansar na garagem

Fotos cedidas por Denilson Costa

13 de agosto de 2023, domingo, manhã ensolarada e menos fria que as anteirores, sinal de que os rigores do inverno estão chegando ao fim. Para os supersticiosos, hoje seria um dia superazarado, combinação do temido 13 com agosto (mês do desgosto ou do cachorro doido), mas, eu, mais otimista, tive grata notícia, logo ao amanhecer.

Quando retornava da minha caminhada matinal, diária, por volta das 5h30, um amigo perguntou-me se sabia da onça parda resgatada, na tarde anterior, no perímetro urbano de Cachoeira do Campo (lembrei-me de que, na noite anterior, uma amiga me ligara, para falar a mesma coisa). Forneci-lhe o contato, para que enviasse  fotos.

Compartilho com você as imagens do feliz momento e comemoro a transição no comportamento humano em relação aos animais. Ja vi muitos animais  silvestres serem abatidos, só por terem cruzado o caminho humano e, hoje, constato que as coisas podem mudar e mudam para melhor.

Segundo informações colhidas no site da Rádio Sideral – https://www.radiosideral.com.br/   -, e missora comunitária local, a onça (macho) teria sido encontrada dentro de uma garagem pela dona da casa. Ela não soube identificar o animal, mas percebeu que seria missão para quem entende do assunto. Chamou a guarnição do Corpo de Bpmbeiros, em Ouro Preto, e o comando dessa unidade, por sua vez, fez contato com os agentes do IBAMA.

Os profissionais (área veterinária) do IBAMA examinaram o animal, constando estar ele em gozo de perfeita saúde e sem qualquer lesão. Sua idade foi avaliada em torno de 3 anos e seu peso conferido, 31 quilos.

Devidamente chipado, para posterior monitoramento, o animal foi levado pelos agentes do IBAMA, que deverão devolvê-lo à natureza.

Por que estaria a onça parda fora do seu habitat? Por que teria entrado no perímetro urbano?

São perguntas difíceis de se responder, pois por mais inteligentes e capazes sejamos, em poucas situações compreendemos a atitude de um animal. Há quem diga que os animais estão em busca de comida, não mais encontrada em seu habitat, invadido ou excessivamente explorado por humanos; também dizem estarem em fuga, causada por incêndios.

O presente caso parece não se enquadrar em nenhuma dessas teses, pois estava bem nutrido, conforme se vê pelas fotos; também não parecia estar em fuga, provocada por incêndio, pois não mostrava lesões, sua pelagem estava limpa, o que, dificilmente, se manteria em caso de incêndio em sua área de origem.

O animal pode ter,simplesmente, se afastado de seu local de origem, em busca de aventura; e daí? Pensa que uma onça pode não se comportar assim?

Analise, então, o comportamento do gato doméstico, parente dela. O gato doméstico, especialmente o macho, costuma ir longe e só depois de aguns dias, voltar para casa; quando volta, porque alguns encontram mmelhor guarida e ali permanecem.

Dado mais interessante é que animais silvestres têm se aproximado dos humanos, por outro motivo; mudança nas circunstâncias desses encontros; menos agressividade humana e mais respeito para com os aanimais.

É verdade que há espíritos-de-porco, mas é uma pequena minoria, embora perigosa, traiçoeira e inescrupulosa.

De um modo geral, o ambiente humano tornou-se mais amigável aos animais. Entre as aves, tome-se como exemplo o canarinho, que esteve desaparecido, por uns tempos, e voltou a povoar os ares de Cachoeira do Campo.

Em minha infância e juventude, o canário só era visto nas árvores ou em qualquer ponto mais alto, nunca no chão. Hoje, são vistos no chão a ciscar, junto aos nossos pés! Esse novocomportamento dos canarinhos é devido ao fato de o humano ter, em parte, deixado de ser predador, forçado por lei, é bom que se diga!

 Observe-se também o cão de rua, que eu chamo “cãomunitário”, em razão do tratamento dado pela comunidade, seguindo exemplo de algumas pessoas dedicadas. Eles deixaram de ser arredios e se tornaram, também, mais amigáveis, embora tenham sido abandonados pelos próprios “donos”.NGB

Veja no link abaixo o vídeo do resgate e manifestação dos vizinhos

https://drive.google.com/file/d/1kHZpAJrnbk9wvrL0z7xoJwtQKvHG8OKb/view?usp=drive_link 

https://www.grupobigboss.com.br?ref=2131

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em Diversos, notícias, notícias locais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *