Paraná ocupa segundo lugar no ranking nacional de tempo de abertura de empresas

O estado paranaense subiu duas posições no ranking nacional de menor tempo médio para abertura de empresas no Brasil em maio deste ano, alcançando o  segundo lugar do País. A média de tempo para registro de uma nova empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é de 11 horas e 23 minutos, atrás apenas do Sergipe (1º), que registrou tempo médio de 7h01, mas com número bem menor de processos (5.525 x 446 no mesmo período).

De abril para maio deste ano, o tempo médio do estado subiu apenas sete minutos, conforme os boletins desenvolvidos pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). O tempo envolve desde a etapa de viabilidade até a efetivação do registro no CNPJ.

O economista da Cooperativa Brasileira de Serviços Empresariais, Guidi Nunes explica que ter um tempo médio menor para a abertura é importante para o empreendedor, que muitas vezes precisa registrar sua empresa rapidamente para começar a funcionar. 

“É importante essa simplificação para facilitar as condições de quem precisa empreender por necessidade e não tem capital ou recurso financeiro para estruturar um negócio de maior porte. O pessoal tem dificuldade de emprego, então vai lá e abre o negócio para empreender, gerar uma renda para ele e a família. É um porta de entrada no meio empresarial, onde ele vai conseguir se estruturar na medida em que consiga aglutinar mais pessoas e atrair capital para a sua atividade empresarial”, explicou Nunes. 

Entre os estados da região Sul, o Rio Grande do Sul aparece em terceiro com 12 horas e Santa Catarina em 23º com 1 dia e 11 horas (ou 35 horas). No Brasil, o tempo médio em maio foi de 1 dia e 14 horas (38 horas), com o movimento de 67.105 processos.
 

Fonte: Brasil 61😁

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *