Perda de memória e memória fraca: quando se preocupar?

A perda de memória pode ocorrer de forma ocasional em adultos, sendo considerada normal. No entanto, se ocorrer com frequência, é muito importante buscar um médico para uma correta avaliação.

As principais causas de esquecimento em adultos incluem: falta de atenção, estresse, problemas de saúde mental, uso de medicamentos específicos, hipotireoidismo e falta de vitamina B12.

Nessas situações, a perda de memória é geralmente transitória e reversível ao corrigir a causa do problema, a memória volta ao normal.

Com o envelhecimento normal, pode haver um declínio leve na memória, mas isso não afeta a capacidade de realizar atividades cotidianas. Mas, se a perda de memória passar a prejudicar as atividades do dia a dia e os relacionamentos, pode ser um sinal de demência.

A perda de memória leva a suspeita de demência quando impacta na capacidade das pessoas em se relacionarem com outras pessoas. Algumas pessoas podem sentir dificuldade em se lembrar de eventos recentes, enquanto outras não se lembram de coisas que aconteceram a muito tempo. 

Outros sinais incluem: 

  • Repetir a mesma pergunta ou contar a mesma história várias vezes; 
  • Esquecer o que estava falando no meio da frase;
  • Mudança de humor ou comportamento;
  • Confundir palavras e colocá las em contextos diferentes;
  • Se perder enquanto caminha em locais conhecidos, como as proximidades da própria casa;
  • Colocar objetos em locais não apropriados para eles;
  • Não reconhecer rostos conhecidos ou objetos.

Se notar algum desses sinais, você deve procurar o médico o mais rápido possível para o correto diagnóstico. O médico mais indicado para esse tipo de problema pode ser o geriatra, o psiquiatra ou o neurologista. 

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *