Pesquisas

A internet abre grandes oportunidades e imensas possibilidades a quem busca conhecimento, informação, lazer, trabalho e tudo mais relacionado com as atividades humanas. Entretanto, estando a rede web abarrotada de tanto conteúdo, nem sempre o buscador consegue o que deseja, senão com muita insistência e variadas formas de pesquisa.

Se o assunto é muito específico, há que ter paciência para chegar onde quer. No início nem  tudo era encontrado na internet, devido ao fato de ela ainda não ter sido alimentada com aquele conteúdo, mas o que havia nela registrado era prontamente encontrado, desde que usada a palavra chave correta.

Antes da web, se o pesquisador contava com boa biblioteca na localidade onde residia, ele podia conseguir seu intento com algum sacrifício do seu tempo, mas se não havia uma instituição para isso, muitas vezes, o resultado era a frustração. Havia também o recurso a alguém acessível e bem informado, quando havia nas proximidades, mas isso também não era fácil.

Há poucos dias recebemos um link relativo a antigos jornais editados  em Ouro Preto. Constatamos serem periódicos diversos, a partir de 1880, indo até 1960, incluindo-se um de  1857, edições nem sempre sequenciais.

Clique em OURO PRETO e, ao abrir a página, vá ao canto superior esquerdo e clique no ícone pasta, para abrir série de pastas dos anos e edições

Em termos de História, trata-se de achado conveniente, que pode servir a jovens estudantes, aos quais não somente fatos históricos, mas também o modo de vida da época, os hábitos e costumes podem interessar muitíssimo. Como jornais da capital da província de Minas, há registros que interessam a pesquisadores da história local e de toda Minas Gerais.

Veja no anúncio acima exemplo curioso, quando a extração de dentes ainda era feita por um barbeiro.

Mas, o dito acima é só no que se refere a Ouro Preto, porque há muito mais. Os antigos jornais de Ouro Preto são parte de todo um imenso acervo digitalizado, que se encontra no portal DOCPRO.

Clique em em DOCPRO, depois clique em “acervos digitais” e role a página para baixo

Os mesmos jornais são também encontrados entre antigos e extintos jornais de todo o Brasil, na seção relativa à Biblioteca Nacional. Atualmente, o DOCPRO abriga documentos antigos de cerca de quarenta instituições, entre as quais a Biblioteca Nacional, IPHAN, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Escola Nacional de Educação Física e Desportos, Escola de Música e Armazém Memória. São encontrados também livros do escritor Machado de Assis, incluindo-se manuscritos seus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.