Pré-selecionados do Fies têm até sexta-feira (19) para concluir inscrição

Os universitários aprovados no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)  devem completar a inscrição até sexta-feira (19). Os candidatos podem consultar o resultado do segundo semestre no portal acessounico.mec.gov.br. Durante este ano, foram ofertadas 110.925 vagas para o financiamento.

Após essa etapa, é necessário validar as informações declaradas na inscrição. O candidato tem até cinco dias úteis para apresentar a documentação exigida junto à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado. Depois, em até dez dias úteis, deve comparecer à Caixa Econômica para formalizar o contrato de financiamento.

Quem não for pré-selecionado na chamada única, concorre automaticamente a uma vaga na lista de espera. As convocações serão realizadas entre 22 de agosto e 22 de setembro.

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo financiar mensalidades em instituições de ensino superior não gratuitas, por meio da nota do Exame Nacional (Enem).

Karina Tomiasi, 25, foi selecionada pelo Fies no primeiro semestre de 2014, para cursar medicina na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente (SP). O programa garantiu que ela ingressasse no curso superior. “Na época minha família não teria dinheiro nem para me manter em outra cidade para cursar na faculdade pública, e eu também não tinha condições de pagar curso particular”, explica.

Fernando Oliveira, de 26 anos, também ingressou na Universidade Guarulhos (UNG) no primeiro semestre de 2016, graças ao programa. “Me ajudou bastante, porque eu queria cursar engenharia civil e tinha saído do meu emprego no ano anterior, então a mensalidade tava muito fora da minha realidade”, afirma. 

De acordo com Fernando, o Fies é importante porque diminui a desigualdade social, é mais uma opção de acesso ao ensino superior.
 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.