Qual a previsão do tempo para a virada do ano: réveillon no litoral deve ser chuvoso

Quem vai passar a virada do ano ao ar livre deve preparar capa e guarda-chuva. Isso porque a previsão para a madrugada deste domingo (31) para segunda-feira (1º) é de chuva em grande parte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mudança é causada por uma frente fria que ainda está no oceano, segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet. 

“Na virada do ano nós vamos ter a presença e a influência de uma frente — que está oceânica — mas ela influencia, principalmente, a parte central e sudeste do país.“ 

No Nordeste, por conta da Zona de Convergência Intertropical, a previsão é de pancadas de chuva — principalmente na faixa que vai do Maranhão, passando pelo Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, até o litoral norte de Pernambuco.  

“Chuvas com volumes mais significativos, que podem vir em formas de pancadas com trovoadas e rajadas vão acontecer mais na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais e no Espírito Santo. São Paulo tende a ficar com uma nebulosidade variando, uma chuva bem isolada e fraca. Já o Rio de Janeiro tem possibilidade de chuva e em algum momento pode ser mais forte.” 

No Centro-Oeste e no Norte do país o volume de chuvas também pode ser grande na virada do ano, de acordo com o Inmet. Mas o calor e a umidade prevalecem nessas regiões até o final da primeira semana de janeiro. 

Réveillon sem chuva, só no Sul e em alguns estados no Nordeste

A mesma frente fria que causa chuva no Sudeste e Centro-Oeste deixa o tempo firme nos estados do Sul, que devem, segundo o Inmet, ter tanto a virada quanto os primeiros dias do ano com temperaturas mais amenas — chegando até 28ºC — e umidade mais baixa, com poucas chances de chuva. 

Do litoral norte de Pernambuco até o litoral norte da Bahia o tempo tende a ficar aberto, com pouca nebulosidade e sem chances de chuva, segundo a meteorologista. 

Chuvas mas com temperaturas elevadas

Mesmo com tempo chuvoso, o calor continua em boa parte do Brasil, como é típico dessa época do ano. A meteorologista Andrea Ramos explica que teremos um verão mais quente que o habitual. 

“A previsão climática para janeiro, fevereiro e março já está indicando que as temperaturas vão ficar acima da média e as chuvas já tendem a ficar com um padrão típico do verão. Com chuvas acima da média na região Sul e acima da média na região Nordeste.”  

Defesa civil de Santa Catarina emite alertas

A defesa civil de Santa Catarina emitiu alertas para as áreas litorâneas. Por conta de um Ciclone Extratropical em alto mar, bem distante do continente, as rajadas de vento aumentam em toda a costa catarinense, deixando o mar agitado. Na virada do ano e no dia 1º de janeiro os ventos começam a perder força, mas o mar segue agitado. O risco é moderado nas áreas de amarelo para a navegação e atividades de pesca (Litoral Sul até Florianópolis). 

Interdição em rodovias

O Departamento Nacional de Infraestruturas e Transporte (DNIT) alerta para interdição em trechos das BR-116/RS, BR-285/RS, BR-290/RS e BR-470/RS, que vão de segunda-feira (1º), até o próximo sábado (6), de acordo com o trecho.  As interrupções são para obras nos trechos que contam com sinalização por meio de placas e cones. 

Confira a programação de cada trecho:

• BR-116/RS (Trecho Metropolitano)
(De segunda-feira a sábado – 01/01 a 06/01 – das 8h30 às 17h)

• BR-116/RS (Sul)
(De segunda-feira a sábado – 01/01 a 06/01 – das 8 às 18 horas)

• BR-116/RS (Serra)
(De segunda-feira a sexta-feira – 01/01 a 05/01 – das 8 às 18 horas)

• BR-285/RS
(De segunda-feira a sexta-feira – 01/01 a 05/01 – das 8 às 18 horas)

• BR-290/RS (Trecho Metropolitano)
(De domingo a sábado – 01/01 a 06/01 – das 8 às 18 horas)

• BR-470/RS
(De segunda-feira a sexta-feira – 01/01 a 06/01 – das 8 às 18 horas)
 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *