Por acreditar na força da internet, que pode ajudar aqueles que procuram ajuda, que querem ser ajudados, resolvi dedicar página deste site/blog a um propósito dentro da área da educação, embora não seja professor, mas alguém com larga experiência na lida com as palavras, redação, produção de textos.
Ao longo desses últimos anos, não é preciso ser um estudioso, nem tão bom observador, para concluir que o bicho-papão em todos os concursos, vestibulares e ENEMs da vida é a redação.
Não sei dizer onde está a falha responsável por essa calamidade. Apenas sei que isso precisa ser corrigido, sem mais demora, pois é uma vergonha que sejamos os maiores disseminadores da língua, no mundo, e o façamos de forma a destruí-la.
Sabe-se que entre as pessoas com dificuldades, no trato com a língua, muitas estão conscientes disso, querem superar e estão à procura de socorro. É para essas pessoas que se oferecem, aqui, algumas dicas, que julgamos pertinentes.
Esta página pretende ser um começo, uma base, de onde aqueles que aqui chegarem poderão decidir por esforço maior, no sentido do aprimoramento no trato com a Língua Portuguesa. Aqui serão abordadas algumas questões, que afetam o uso correto do idioma, mas à redação, ponto crucial enfrentado por muitos, será dada atenção especial à parte desta página. Não será um curso, porém um treinamento, pois noventa por cento, do necessário ao desenvolvimento em redação, é treinamento.
Contudo, é bom fazer uma prévia advertência: ninguém consegue escrever, se não lê. Há três exigências: primeira, há que ler; segunda, há que gostar de ler; terceira, há que ler sempre! Se você quer ser ajudado em suas dificuldades com o idioma pátrio, dedique-se mais à leitura; mas não somente leitura de palavras, mas do sentido, do conteúdo do texto. NGB