Rio de Janeiro (RJ) ganha Escritório da Organização Mundial do Turismo

Uma cerimônia nesta quinta-feira (14), na cidade do Rio de Janeiro, marcou a inauguração do primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo, a OMT, na região das Américas e do Caribe.

A partir de um espaço de 500 metros quadrados no Centro da capital fluminense, consultores brasileiros e estrangeiros vão planejar ações e políticas para impulsionar o turismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social dos países envolvidos.

A unidade terá como foco iniciativas voltadas à promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível, além da construção de parcerias com vistas ao fortalecimento da atividade, entre outras.

A abertura reuniu o ministro do Turismo, Celso Sabino; o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes.

O ministro Celso Sabino enfatizou que a instalação da unidade dá início a uma nova fase do turismo nacional.

“A abertura desse escritório, sem dúvida nenhuma, vai marcar um novo momento para o turismo na América do Sul e especialmente pro Brasil, com planejamentos relacionados à qualificação das pessoas que atuam no turismo, com a descoberta e a promoção de novos destinos, de novas rotas turísticas, a captação de investimentos para o setor turístico em toda essa região”.

Localizada em um prédio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio, a Fecomércio, a unidade da OMT deve abrigar cerca de 100 funcionários.

Além da sede da Organização em Madri, na Espanha, a entidade possui apenas um escritório regional, situado na Arábia Saudita.

O ministro Celso Sabino destacou a união de esforços entre o governo federal, o estado e o município do Rio pela abertura da representação da OMT:

“Hoje nós marcamos a celebração da abertura desse Escritório, com a presença de várias autoridades. O governador do Estado, que foi parceiro importante; o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que também foi essencial; a bancada federal do estado do Rio de Janeiro, e o governo federal, somando todos os esforços para que o Rio de Janeiro e o Brasil possa se destacar”.

Na cerimônia, o ministro Celso Sabino assinou um protocolo de intenções com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Estado do Rio de Janeiro, o Senac, para fortalecer o turismo no país por meio do compartilhamento de conhecimentos e tecnologias.

A iniciativa vai contribuir com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a ONU, posicionando o Brasil como protagonista das políticas públicas de turismo nos mercados nacional e internacional.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *