Uma cerimônia nesta sexta-feira (15) em Brasília deu início à 7ª edição do Salão Nacional do Turismo, a maior vitrine de experiências e roteiros do setor do Brasil.
Durante os 3 dias do evento, promovido pelo Ministério do Turismo, estados e municípios de todo o país vão ter a oportunidade de expor seus inúmeros atrativos na capital federal.
Retomado após 12 anos, o Salão, organizado em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae, tem entrada gratuita e espera receber cerca de 20 mil pessoas.
O ministro Celso Sabino agradeceu aos parceiros e à equipe do Ministério pela realização do Salão e celebrou a retomada do evento. “Ao entrar aqui hoje e ver tantas cores e tanta gente, fiquei ainda mais convencido da importância deste salão como vitrine das riquezas do nosso país. Ver o engajamento de todos os estados em trazer para a capital federal, que é um dos principais emissores de turistas domésticos, mostra que estamos no caminho certo para transformar o Brasil num dos maiores destinos turísticos do mundo”, afirmou.
Celso Sabino também que lembrou o Ministério do Turismo foi criado há exatos 20 anos, pelo presidente Lula, e citou números positivos do turismo nacional, prevendo mais avanços no setor. “Segundo a CNC, o turismo injetou mais de R$ 155 bilhões na economia brasileira este ano, sendo o maior valor de toda a série histórica. Números que tendem a aumentar com a liderança do Brasil à frente do G20, grupo que reúne as maiores economias mundiais e com as quais teremos vários encontros aqui no país em 2024”.
Em um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, o Salão Nacional do Turismo envolve a exposição de cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.
Presente à abertura do evento, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, apontou a contribuição do Poder Legislativo ao desenvolvimento do turismo. “Temos uma Comissão Permanente dedicada ao turismo e abrigamos a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, que tem realizado um trabalho importantíssimo na proposição e no acompanhamento de iniciativas legislativas voltadas para a dinamização do setor. Aproveito a oportunidade, ministro Celso, para reiterar que a Câmara dos Deputados estará aberta – como sempre esteve -, em momentos fáceis e difíceis da nossa vida pública, para receber sugestões e discutir toda e qualquer proposta que faça o setor avançar no Brasil”.
A abertura do Salão Nacional do Turismo também contou com as presenças da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, representando o governador Ibaneis Rocha; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, entre várias outras autoridades e representantes do setor turístico.
A programação completa do Salão pode ser conferida no site do Ministério do Turismo, o gov.br/turismo.
Fonte: Brasil 61