Sanepar investe R$ 16 milhões em obras de saneamento no município de Mariópolis

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo R$ 16 milhões em obras de ampliação do sistema de abastecimento de água e de implantação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto no município de Mariópolis, Sudoeste do Paraná. A expectativa é que as obras sejam finalizadas no ano que vem.

De acordo com o governo do estado do Pará, as obras do sistema de abastecimento, vão dobrar a disponibilidade de água tratada para a população pelos próximos anos. Para alcançar o objetivo, haverá aumento da capacidade produtiva do sistema com a adição de um novo poço que deverá somar 40,3 mil litros de água tratada por hora ao sistema.

O diretor executivo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Percy Soares Neto, avalia que o serviço de saneamento é um serviço de concessão municipal. “Então o apoio de estados e da união a esses municípios também é fundamental. Então uma política pública de apoio a esses municípios é fundamental nesse projeto”, completa.

Também será construída uma nova adutora com 2,4 mil metros de extensão e serão feitos ajustes em outras duas captações de água subterrâneas e melhorias nas instalações operacionais do sistema. Além disso, será construído um novo reservatório que poderá armazenar até 200 mil litros de água tratada.

O governo do Paraná informa que as obras de implantação do sistema de saneamento foram retomadas neste ano e tem previsão para conclusão em 2024. Ao todo, o sistema terá cerca de 20 mil metros de rede coletora, 1.300 ligações domiciliares e a Estação de Tratamento de Esgoto Mariópolis, com capacidade de tratamento de 20 litros por segundo. Após a conclusão das obras, a previsão é que 65% da população seja atendida pela rede coletora de esgoto e 100% do esgoto coletado receberá tratamento

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *