São Paulo registra o aumento de 0,4% na criação de empregos formais

Houve um aumento de 0,4% na geração de empregos formais no estado de São Paulo, representando a criação de 55 mil novas vagas de trabalho. Esses dados são referentes ao mês de abril de 2023. Além disso, nos primeiros quatro meses deste ano, o estado registrou a criação de 190 mil novos postos, de acordo com relatórios do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Otto Nogami, economista, avalia que boa parte desse aumento da empregabilidade pode ter ocorrido devido ao aumento da atividade econômica conforme atestam as projeções do Produto Interno Bruto (PIB) que em 2023 apontam crescimento de 1,4%. 

“E na agricultura, que foi o setor que registrou o maior crescimento 1,1%, isso aconteceu basicamente por conta do movimento da colheita das safras que mobiliza o segmento de transportes e armazenagem”, explica.

De acordo com o governo de São Paulo, houve crescimento no emprego nos setores da construção (0,9%), serviços (0,4%), indústria (0,4%) e comércio (0,3%). A distribuição de novos empregos foi a seguinte: 3.716 para agricultura, pecuária e pesca; 9.339 para a indústria; 6.686 para a construção; 7.425 para o comércio; e 27.744 para serviços. No setor de serviços destacam-se os segmentos de transporte, armazenagem e correio, e saúde humana e serviços sociais.

Entre as regiões administrativas, a capital do estado liderou a criação de empregos com 12.310 novas vagas, seguida por Campinas que criou 11.585 novos empregos, a Região Metropolitana de São Paulo (excluindo a capital) com 8.222, Sorocaba com 4.394, Bauru com 3.700 e São José dos Campos com 2.944.

Veja Mais:

Taxa de analfabetismo no Distrito Federal é a menor do país: 1,9%

Minas Gerais tem a menor taxa de desemprego no Sudeste

 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *