Servidora do MIDR, Luciana Barros toma posse como superintendente da Sudeco

A servidora do Ministério da Integração e desenvolvimento Regional (MIDR) Luciana de Sousa Barros tomou posse no cargo de superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).  A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (24), na sede da Sudeco, em Brasília. À frente da Autarquia, ela terá, entre suas atribuições, a missão de coordenar e promover o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Luciana de Sousa Barros é a segunda mulher a assumir a direção da Sudeco, após a professora Rose Modesto. Em seu discurso de posse, reforçou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do Centro-Oeste. “Assumo a responsabilidade de trabalhar, incansavelmente, para reduzir as desigualdades regionais, desenvolver setores produtivos mais sustentáveis e includentes, e compreender as dinâmicas econômicas de cada região”, afirmou.    

Representando o ministro Waldez Góes, a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, destacou que Luciana assume a Sudeco diante de um cenário oportuno para estreitar diálogo entre instituições do Governo Federal, Estadual e sociedade civil. “Estamos em um momento propício para o fortalecimento da Política Regional brasileira e das instituições correlatas. O presidente Lula tem o Desenvolvimento Regional como pauta estratégica do Governo, e nosso ministro, Waldez Góes, não tem poupado esforços para lutar pelo fortalecimento cada vez maior das superintendências de desenvolvimento regional”, afirmou.

Adriana ressaltou, ainda, que Luciana de Sousa Barros tem uma longa trajetória de trabalho na Superintendência, favorecendo a sua atuação à frente da autarquia. “Luciana acompanhou todo o processo de recriação da Sudeco e a conhece a como poucos. Isso faz toda a diferença quando temos a missão de trabalhar políticas de desenvolvimento, que são políticas de longo prazo de maturação”, completou.

Formada em Ciências Econômicas e pós-graduada em Gestão Pública e Finanças, a nova superintendente conta com a experiência de ter atuado como diretora de Administração da Sudeco; coordenadora-geral de Fundos de Financiamento e de Desenvolvimento; e coordenadora do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), onde exerceu a atividade de formular programas e ações para o desenvolvimento sustentável regional, articulando com órgãos e entidades público-privados.

A Sudeco

Extinta em 1990 e recriada pela Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, a Sudeco tem a finalidade de promover o desenvolvimento regional, de forma includente e sustentável, e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.

Compete, também, à Superintendência definir objetivos e metas econômicas e sociais que levem ao desenvolvimento sustentável da Região, assegurar a articulação das ações de desenvolvimento com o manejo controlado e sustentável dos recursos naturais; promover o desenvolvimento econômico, social e cultural e a proteção ambiental dos ecossistemas regionais, em especial do Cerrado e do Pantanal, por meio da adoção de políticas diferenciadas para as sub-regiões.

Fonte: MIDR

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *