Turismo pode gerar quase 8 milhões de empregos e registrar mais de 7% do PIB do Brasil

Um levantamento realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), com dados do Relatório de Impacto Econômico, mostra que o setor pode arrecadar R$ 752,3 bilhões, o que representa 7,8% do PIB nacional. Esse valor ficará 5% acima do registrado na pré-pandemia, em 2019, quando o setor somou R$ 716,5 bilhões. Dessa maneira, todas as cadeias econômicas do país serão responsáveis por 7,9 milhões de empregos.  

A ministra do turismo, Daniela Carneiro, comemorou os dados e destacou as ações desenvolvidas pelo governo federal em prol do desenvolvimento do turismo brasileiro. A ministra reforçou que é necessário tornar esse potencial em realidade e enfatizou que estão investindo em qualificação profissional e na estrutural dos pais como forma atrativa de turismo nacional e internacional. 

Guidi da Silva, economista da cooperativa brasileira de serviços empresariais, concorda com a estratégia e acredita que investir em tecnologia é um artifício de grande de grande potencial para o turismo brasileiro. “O setor de turismo tem como potencializar mais ainda esses resultados, na medida em que as empresas, o setor, o governo, municípios atuem de forma mais integrada e articulada, façam mídia, aproveitem as condições das novas tecnologias, como o 5G, que permite uma ação de publicidade mais articulada. Então, você tem como potencializar esse setor que já está superando o nível de pré-pandemia”.

Para Guidi, esse cenário foi resultado da recuperação geral do setor de serviços. O economista reforçou que uma cerca estabilidade na economia também reflete positivamente no setor. Ele exemplificando que, se o turista tiver segurança que não vai perder renda e/ou emprego nos próximos 12 meses, esse fator melhora as condições para que a pessoa possa apostar no turismo e assim movimentar o setor.

O relatório ainda apontou que o total de empregos contabilizados para o setor neste ano deverá superar em 2,5% o registrado no pré-pandemia. De acordo com a entidade, o setor gerou 8,1% do total de postos de trabalho do país, demonstrando a força econômica e social do turismo brasileiro.
 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *