Na semana passada falamos sobre como dar uma entrevista para a mídia. Neste episódio, vamos conversar sobre o que é notícia. Qualquer profissional pode precisar dar uma entrevista para divulgar sua instituição, produto ou ideia. Mas como você deve se organizar? Dentro do seu assunto, você deve separar o que é mais importante para o jornalista. Se pergunte: qual é a minha notícia?
A moeda do jornalista é a notícia, é a informação. Quanto mais diferente e inédito for o seu assunto, mais espaço você terá na imprensa.
Depois disso, você deve organizar esta informação e buscar o que os jornalistas chamam de lead. O material principal, que deve conter: o quê é, quando aconteceu, porque e como.
Quer saber mais? Aperte o play!
EMISSORAS DE RÁDIO: Comunicador, disponibilizamos o áudio deste podcast para download. Utilize e diversifique sua programação!
Érica FerrazÉrica Ferraz, 49 anos, é jornalista com mais de 15 anos de experiência em treinamento de mídia com autoridades em Brasília. Possui especialização em Programação Neurolinguística pelo Instituto Elsever (SP) e Comunicação Não Violenta pelo Instituto CNVBrasil e CNVHub. É Mestre em Development Studies pela London School of Economics and Political Science (LSE) e formada em jornalismo pela Universidade de Brasília. É sócia-fundadora do Instituto Caph de Comunicação.
COVID-19: Brasil vacina 80% da população alvo com duas dosesBloqueado
Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!