Pela segunda vez, o município de Ouro Preto é contemplado com uma coroação pontifícia, honraria católica concedida pelo papa (daí a categoria “pontifícia”) a uma imagem de devoção, A primeira concessão foi em 1963, quando o papa João XXIII homenageou a imagem de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto.
Aquela concessão se deu ainda sob a gestão paroquial do monsenhor João Castilho Barbosa que, já doente, acabou falecendo antes da data fixada para a solenidade (08/07/1963; os grandes festejos foram, então, presididos por seu sucessor, o padre José Feliciano da Costa Simões.
Foi naquela data especial, que se revitalizou a tradição dos tapetes de rua, atualmente feitos com serragem, para as procissões da Ressurreição e de Corpus Christi.
Passados 62 anos, desde a celebração na cidade de Ouro Preto, a honraria é concedida à imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da paróquia de mesmo nome, na vila de Cachoeira do Campo, sede do distrito de Cachoeira do Campo/Ouro Preto-MG.
Tendo como arcebispo da Arquidiocese de Mariana, D. Airton José dos Santos, e, como pároco de Nossa Senhora de Nazaré, o padre Harley Carlos de Carvalho, que fizeram a solicitação, a concessão foi feita pelo papa Leão XIV.
A coroação será efetuada, no próximo 8 de setembro, dia dedicado à Nossa Senhora de Nazaré. No ato da coroação, o papa Leão XIV será representado pelo arcebispo D. Airton José dos Santos. Acesse o link para obter mais informações: Papa Leão XIV concede Coroação Pontifícia à Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo – Arquidiocese de Mariana – MG